terça-feira, 20 de março de 2012

TGTL

"Sabe a Portugal... ao vinho de Trás-os-Montes, aos rebuçados da Régua e ao azeite alentejano.

As embalagens de tão bonitas que são podem levar ao engano, e o nome em inglês, TGTL - Think Global, Taste Local, também. A verdade é que a marca é bem nacional e é fruto do empreendedorismo de Pedro Messias. Depois de muitas viagens feitas, percebeu que os produtos alimentares nacionais nem sempre eram bem trabalhados ao nível da imagem... estava aqui a sua oportunidade." Fonte





Mitologia


Desde sempre, a oliveira tem estado associada a práticas religiosas, a mitos e tradições, a manifestações artísticas e culturais, a usos medicinais e gastronómicos. Na antiga Grécia, as mulheres, quando queriam engravidar passavam longos períodos de tempo à sombra das oliveiras. Da madeira das oliveiras faziam-se ceptros reais e com o Azeite ungiam-se monarcas, sacerdotes e atletas. Com as folhas faziam-se grinaldas e coroas para os vencedores.
A oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória.
Os egípcios, há seis mil anos, atribuíam a Ísis, mulher de Osíris, Deus supremo da sua mitologia, o mérito de ensinar a cultivar a oliveira. Na lenda grega Palas Atenea, Deusa da paz e sabedoria, filha de Zeus, era para os Gregos a mãe da árvore sob a qual teriam nascido Remo e Rómulo, descendentes dos Deuses e fundadores de Roma, tendo feito brotar a oliveira de um golpe e, na sua grande bondade, ensinado o seu cultivo e o seu uso.
Por sua vez Minerva oferece aos romanos este presente divino, asilo também da divindade.


A história do nome da cidade de Athenas explica o início da cultura do azeite de oliva. A mitologia conta que os deuses Atenea e Poseidon discutiram para saber quem teria a honra de dar o seu nome à cidade. Para esta decisão foi lançado um desafio: quem realizasse o feito mais útil aos humanos nomearia a cidade.
Poseidon, com um golpe sobre uma rocha, fez surgir um cavalo, animal útil para a guerra. Atenea, ficou muito impressionada com o feito de Poseidon, mas superou-o batendo a ponta da sua lança na terra. No local nasceu uma oliveira e a deusa ensinou então aos humanos a arte do cultivo da oliva e a produção do azeite.
Atenea transformou-se na deusa da agricultura e deu o seu nome à cidade. O seu feito fez do azeite de oliva um símbolo sagrado de paz. Os ramos das oliveiras trançados e transformados em coroa tornaram-se em símbolos de prémio nos jogos olímpicos.




Produtos derivados da azeitona

Existem no mercado vários tipos de azeitonas, com temperos diferentes e recheadas, e tal como no azeite, também existem muitos produtos alimentares relacionados com as azeitonas.

Azeitonas pretas

Azeitonas verdes

Azeitonas recheadas

Azeitonas temperadas

Patê de Azeitona





Azeitonas em conserva



Capsulas Vitamínicas



Mel de Azeitona

Snacks de Azeitona





Produtos derivados do azeite

Sendo o azeite um elemento fundamental na dieta mediterrânea, existem vários produtos alimentares onde o azeite é incluido. Estes produtos encontram-se nos supermercados, pastelarias, lojas gourmet, ...
Se procurarmos produtos com azeite podemos encontrar:

biscoitos de azeite - marca gourmet

biscoitos de azeite caseiros



focaccia (massa de origem italiana)


grissini


grissini com azeite e sementes de sésamo 


biscoitos de cão (que também podem ser comidos por humanos)

tortas de azeite (origem espanhola)


croutons - existem com azeite, azeite e ervas aromáticas, azeite e sal, azeite tomate e oregãos, azeite alho e salsa, ...)


Oliveira Bonsai

Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.


As plantas mais utilizadas em bonsai são araucária, bambu, lichia, oliveira, romã, caliandra rosa, pinheiros, murta entre muitas outras ornamentais e frutíferas utilizadas com esse fim.



Rituais do Azeite


Os rituais do azeite variam consoante as culturas e os azeites. Por exemplo, em Portugal é bastante comum cozinhar e temperar comida com azeite. Uma facto que caracteriza o povo português é o refugado (ou estrugido). Grande parte das comidas portuguesas são feitas com refugado. 




 Na apanha do azeite, "canta-se a tradição" e as mesmas pessoas fazem a primeiras provas do azeite.
Em Espanha é também bastante comum a cozinhar com azeite, mas o verdadeiro ritual espanhol, que começa a chegar cada vez mais a Portugal, é molhar o azeite no pão. 



No caso dos italianos é um exemplo completamente diferente, é comum eles ingerirem uma colher de azeite por dia, em jejum, para combater os radicais livres.
Existe também uma vertente mais "paranormal" ligada ao azeite. Há feitiços com a adição do azeite para combater especialmente más energias tais como: inveja, ciúme e cubiça.

A oliveira mais antiga de Portugal

A oliveira mais velha de Portugal tem, em rigor, 2850 anos, resiste numa praça de Santa Iria da Azóia, Loures, e acabou de ser classificada como património de interesse nacional. Os números dão conta de uma árvore monumental: o perímetro desta oliveira mede na sua base 10,15 metros, a altura chega aos 4,40 metros e o diâmetro de copa tem 7,60 por 8,40 metros.

 








Azeite como combustível






Cosméticos

Existem várias marcas de cosméticos com gamas de produtos onde o azeite ou a azeitona são o ingrediente principal.
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e autoproteger a pele.
Além de ser óptimo para a pele também pode ser utilizado noutras partes do corpo como no cabelo, nas unhas e cutículas, nos lábios e na pele dos olhos que é mais sensível.


De uma forma resumida o azeite pode ter várias aplicações:

  • Funciona como anti-rugas
  • Hidrata e suaviza peles secas
  • Purifica a pele
  • Acalma peles irritadas
  • Equilibra a oleosidade da pele
  • Melhora a elasticidade
  • Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade
  • Dá brilho aos cabelos
  • É indicado para banhos relaxantes e massagens.

Exemplos de produtos que têm como ingredientes o azeite ou a azeitona:

sabonetes




gel de banho 



shampoo







cremes hidratantes / esfoliantes






Existem também várias receitas caseiras para tratamentos de beleza ligados ao azeite como por exemplo para as unhas: 
      utilizar um pouco de azeite para hidratar as cuticulas, ou misturar óleo e água e mergulhar as mãos antes da manicure.


web-sites com receitas caseiras:
http://www.curbly.com/users/chrisjob/posts/1799-25-alternative-uses-for-olive-oil
http://www.oliveoil-forhair.com/
http://healthfulpage.com/how-use-olive-oil-as-beauty-treatment-number-of-ways

outras fontes:
http://belezaesaude.dae.com.br/azeite-de-oliva/
http://healthfulpage.com/how-use-olive-oil-as-beauty-treatment-number-of-ways
http://osprodutosnaturais.blogspot.pt/2010/04/beneficios-do-azeite.html


Bijuteria